O Plano 20-30

educação

O Plano 20-30 é uma iniciativa popular de trabalho colaborativo em rede para sugerir oportunidades de melhorias para a cidade de Santa Rita do Sapucaí no decorrer da próxima década. O objetivo principal desta iniciativa, apartidária de voluntários que querem contribuir para direcionar o futuro da cidade, é juntar as ideias do povo em um único repositório para facilitar a integração e possibilitar a combinação entre elas.

Pretendemos induzir e fomentar o debate, fazer circular o conhecimento e estimular a combinação de ideias para juntos construirmos uma infraestrutura cívica para pensar e agir para o desenvolvimento consistente de Santa Rita do Sapucaí.

O Plano 20-30 foi montado por especialistas de diversas áreas e se divide em quatro fases:

A fase 1, já finalizada, incluiu a montagem do Plano no primeiro semestre de 2019, levantando os temas e subtemas, bem como oportunidades de melhorias para o município de Santa Rita do Sapucaí.

A partir do segundo semestre de 2019 deu-se início à fase 2 do Plano, onde o objetivo é discuti-lo com os eleitores e com os futuros candidatos às eleições municipais de 2020.

Em setembro de 2020, na fase 3, serão promovidos debates e sabatinas com os candidatos, sobre os assuntos tratados no Plano 20-30.

No final de 2020, fase 4, apresentaremos uma alternativa para que os próprios cidadãos acompanhem e colaborem ao longo da próxima década para a realização de projetos estruturantes para o Vale da Eletrônica.

O Plano 20-30 é uma iniciativa popular que foi apresentada à Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí, que o abraçou e o está coordenando. A SASRS é uma instituição voluntária, que atua há mais de 50 anos para o bem da cidade, sem segundas intenções e sem envolvimento político partidário. Possui 40 membros das mais variadas profissões e ideologias, que lhe garantem uma posição neutra.

O Plano 20-30 foi montado por cerca de 100 cidadãos e cidadãs, experientes em cada um dos 18 Temas tratados, que manifestaram interesse em colaborar. Todos serão chamados à colaborar, com ideias e debates, através de eventos, pelo site ou por uma plataforma de colaboração em rede.